3free

Tudo sobre esmalte

segunda-feira, novembro 30, 2015



Todos os dias estamos expostos a produtos de beleza que contém componentes tóxicos, substancias que causam diversos danos a nossa saúde. Por esse motivo é muito importante estar atento aos rótulos dos nossos queridos aliados de beleza que em alguns casos podem se tornar vilões a saúde.
Toda mulher ama estar com as unhas feitas e ostentar por ai a cor da semana, porem as alérgicas podem ter certa dificuldade ao pintar as unhas, e as que não tem, podem adquirir uma alergia ou outra doença pela exposição a certas substancias que compõem os esmaltes, apesar dessas substancias toxicas na maioria dos casos estarem no limite permitido pela ANVISA, vale lembrar que pintamos as unhas com muita frequência e que no futuro pode sim gerar algum dano.
Se você é daquelas consumidoras que sempre lê os rótulos dos pequenos e tão perigosos frascos de esmaltes já deve ter se deparado com os termos 3 free, 4 free e etc.  Esse termo significa que aquele esmalte é “livre de” alguma substancia, sendo elas:

3 FREE: Formaldeído, tolueno e ftalato de dibutilo.
4 FREE: Formaldeído, tolueno, ftalato de dibutilo e resina de formaldeído.
5 FREE: Formaldeído, tolueno, ftalato de dibutilo, resina de formaldeído e cânfora.
6 FREE: Formaldeído, tolueno, ftalato de dibutilo, resina de formaldeído, cânfora e parabenos.

7 FREE: Formaldeído, tolueno, ftalato de dibutilo, resina de formaldeído, cânfora, parabenos e xileno.


Porem se você é daquelas consumidoras que não se importa muito com os rótulos dos esmaltes a partir de hoje vai virar rotina conferir aquelas minúsculas letrinhas da sua composição.
O formaldeído mais conhecido como formol, é uma substância feita a partir do metanol, a principal forma de absorção dessa substancia é pela inalação, mais também pode ser absorvido pelo organismo através do contato com a pele e pela ingestão, essa substancia é altamente cancerígena e toxica ao organismo, serve para conservar os esmaltes, assim como as escovas progressivas.
O tolueno também chamado de metilbenzeno é utilizado como solvente, e assim como o formaldeído o sistema respiratório é a principal forma de absorção pelo organismo, causando irritação nos olhos e na garganta, cefaleia, confusão e tonturas.
Já o ftalato de dibutilo ou DBP como também é conhecido, é prejudicial a fertilidade e ao desenvolvimento de bebes, por esse motivo essa substancia não é recomendada para gestantes, nos esmaltes funciona como um plastificante, para que os eles não craquele e tenham brilho prolongado.
A resina de formaldeído está presente não apenas nos esmaltes, mais em vernizes de unha, fortificantes, secantes de esmaltes, proporciona brilho, resistência e maior aderência. Essa substancia é uma resina sintética feita da combinação do formaldeído e do toluenesulfonamide e é altamente alergênico.
A canfora está presente nos esmaltes de forma sintética, ou seja não natural, essa substancia é obtida sinteticamente através da destilação do pinheiro, gerando assim a terebintina, age como um plastificante e também como solvente deixando o esmalte mais flexível, essa substancia é altamente toxica e causa diversas irritações ao organismo humano.
O parabeno é um conservante muito popular, é um poderoso cancerígeno e toxico as células humanas.
O xileno é encontrado no petróleo e no carvão, é utilizado nos esmaltes como solvente, para a saúde essa substancia pode causar irritações nos olhos e no nariz.
Ficar bonita, se sentir bem é muito importante agora ter uma saúde impecável é ainda mais importante, então vamos ficar de olho no que usamos, para além de belas ficarmos saudáveis, e vamos dar mérito a empresas que se preocupam com a nossa saúde e não apenas com seus lucros, investindo nesses produtos que são menos prejudiciais à saúde incentivamos as empresas a continuarem pensando no nosso bem estar.

You Might Also Like

2 comentários

  1. Morria e não sabia essas coisas. Agora vou prestar atenção na hora de comprar meus vidrinhos. Adorei a dica! Beijo 😘💕

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. sempre bom verificar as letrinhas miúdas... kkk, algumas linhas já estão deixando essa informação bem visível nas embalagens.

      Excluir

Curta com o Facebook

Blogs Brasil

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *